Seu cliente / visitante sabe quem você é? Sua página “Sobre”

Lounge42te ajuda

Você tem uma página “Sobre” ou “Quem somos” no seu site?

Esta é, talvez, uma das páginas mais importantes do seu site. O visitante precisa saber do que se trata a empresa e quem são as PESSOAS, assim mesmo, em caps lock, por trás dela. E ainda que seja um site pessoal, o visitante deve saber quem é você. A história daquele negócio, a história de quem faz aquele negócio acontecer.

Isso se chama transparência. Isso se chama sinceridade. Isso gera confiança, pois o visitante sabe com quem está falando, e identificação, pois é uma chance de conhecer você, sua empresa, sua história.

Bem, por falar em sinceridade, não finja ser o que você não é. Evite uma página “sobre” engraçadinha para um site corporativo de uma empresa com vários funcionários, pois nem todos são piadistas como você. Da mesma maneira, não precisa ser excessivamente formal se este é o SEU negócio, que tem a SUA cara. Escreva como se estivesse contando para alguém o que você faz.

E eu sei, você acha que o que importa no seu site é o conteúdo. Você está certo. Só que uma página fixa também é conteúdo, e muita gente, mas muita gente MESMO, entra ali para saber quem é você e o que você andou fazendo da vida, para saber o quanto você é gabaritado pra fazer aquilo. Acredite.

* * *

Minha sugestão pra você, se você não tiver capital (ainda) para contratar um redator profissional para escrever o seu “sobre”, um que saiba contar uma boa história e que entenda de narrativas para fazer um texto interessante, é entrar nos sites “que você gostaria de ser”. Aquele site daquele escritório super conhecido com o perfil mais ou menos parecido com o seu (pelo menos uns três, tá?), aquele portal de notícias que é seu aspiracional, aquele site daquele cara que está começando a fazer um sucessinho. Ache o “sobre” ou o “quem somos” deles. Se eles não tiverem, pode acreditar que já tiveram um dia.

E escreva. Mas, olha: entregue toda a informação necessária MAS seja sucinto e objetivo. Ninguém vai ler um “sobre” de uma lauda inteira (entendeu por que eu falei lá em cima em contratar um redator?). Você pode E DEVE linkar para seu lattes, seu Linkedin, para uma apresentação no slideshare ou um vídeo bacana (mas por questões de indexação em mecanismos de busca, recomendo não abrir mão do bom e velho texto).

* * *

A internet é sobre pessoas. Pessoas visitam. Pessoas fazem sites. Pessoas fazem negócios. Pessoas têm história. Pense nisso quando escrever sua biografia.

* * *

Por outro lado, pense também que seu site é um negócio (ou tem potencial para ser). Sem mentir, porque é desonesto e porque mentira (especialmente na internet) tem pernas curtíssimas, venda seu peixe. Diga o que você realizou de importante, fale de como você é realmente apaixonado por seu negócio, conte sobre sua empresa, torne seu serviço atraente. O uso de imagens, linhas do tempo e até vídeos de apresentação incorporados é permitido. Links para mídias sociais também.

* * *

Sua página “sobre” precisa ser acessível. Coloque no menu superior, no menu lateral ou na barra de rodapé – mas coloque.

* * *

Sua equipe pode e deve entrar no “Sobre”, depois dos seus dois parágrafos sobre a empresa, com uma mini (mini mesmo) biografia de cada um. Todos os colaboradores, apenas se você tiver um bom designer de interface para dar uma solução melhor do que uma barra de rolagem enorme, onde ninguém vai até o final. Pelo menos os donos, os sócios, os responsáveis por aquilo ali, ele tem que saber.

* * *

Seu site já tem uma seção “Sobre”, ok. Há quanto tempo você não revisa essa página? Há quanto tempo você não atualiza aquele texto, não alinha as missões da empresa, não atualiza seu currículo?

Reveja seu “Sobre”. Compare outras páginas “Sobre” com a sua. Conte a sua história na sua página “Sobre”.

E se precisar de consultoria ou de uma mãozinha na redação, me chame. Sou especialista em comunicação, acho que posso te ajudar. 🙂

(e se você não tem um site ainda, FAÇA UM. Agora. No WordPress. Não use apenas Facebook. Não, por favor, não. Faça um site onde você possa fazer backups, compartilhar o mesmo conteúdo em diversas redes e usar como cartão de visitas. Faça. Apenas. Faça.)