Olá, mês de maio! Você por aqui?

Maio chegou… e como você está se adaptando ao “novo normal”? 

Muitos negócios estão se adaptando – e mesmo se você não tiver um negócio, enquanto consumidor você já deve ter percebido mudanças: cada vez mais empreendedores operando com entregas em domicílio, eventos acontecendo em plataformas online, aulas e atendimentos por vídeochamada e em salas virtuais.

E com as experiências de flexibilização do isolamento trazendo mais casos de contaminação (o que provavelmente se refletirá em mais casos graves e maior ocupação de UTI nos estados que flexibilizaram o isolamento), o melhor que empresas têm a fazer é focar no ambiente digital. 

Mas… o que fazer com negócios que dependam exclusivamente de interação presencial (tatuadores, massoterapeutas, acupunturistas, profissionais de estética e beleza, montadores de móveis, marcenaria, eventos?).

Algumas soluções que tenho visto por aí passam por venda de vouchers para quando o isolamento acabar – ou, ainda, aulas online.

É isso mesmo. Já falei sobre isso no e-mail de abril e vocês não me levaram a sério, agora tá aí um monte de guru de marketing digital bombardeando vocês com anúncios no Facebook e Instagram de “ganhe dinheiro com produtos digitais”. Outro dia vi a MESMA coach (porque eles nunca são de marketing nem de EAD, né?É tudo coach) em praticamente todos os apps com anúncio no meu telefone. Socorro.

Aulas online servem para ensinar seu cliente a se virar na sua ausência – sim, não há nada de errado em passar uma parte do seu conhecimento adiante, porque seu cliente sabe que você é o especialista e vai te chamar novamente na primeira oportunidade que tiver -, mas também para ensinar qualquer outra coisa que não envolva sua expertise profissional, mas que vá ajudar as pessoas de alguma forma. Seus boletos não se pagam sozinhos e, por outro lado, muita gente não consegue fazer sozinha o que você sabe fazer. É uma relação ganha-ganha.

Se você tiver interesse em transformar seu conhecimento em aulas online, responde aqui com a sua área de atuação e qual tem sido seu maior desafio. Não sei se você sabe, mas trabalhei anos desenvolvendo material para educação e treinamentos à distância, e estou preparando um material bem completo sobre o assunto. Educação online não se resume a botar produto em plataforma de afiliados. E eu quero poder te ajudar.


Eu sempre coloco neste e-mail as datas importantes do mês. Vai que alguma delas é digna de comemoração por aí, né? Mas antes, deixa eu te dar uma dica preciosa: você certamente já conhece o Google Trends, mas sabia que o Pinterest e o Unsplash são, também, boas ferramentas de análise de tendências? Como certamente sabe que se publicar o que as pessoas querem saber, as chances de ser encontrado é maior, fique de olho nessas dicas:

Pinterest
Segundo o Pinterest, nunca na história da plataforma as pessoas buscaram, salvaram e compartilharam tantas ideias como neste primeiro mês de isolamento social.

Confira aqui as receitas mais populares, frases motivacionais, dicas de entretenimento em família, agradecimento aos profissionais de saúde e – acho que isso te interessa – apoio a pequenos negócios.

Unsplash
Minha ferramenta preferida de busca por imagens gratuitas acrescentou duas novas abas de busca por imagens: ‘COVID-19’, com máscaras, ruas vazias e profissionais de saúde, e ‘Work from home’, para ilustrar todos esses posts da firma que eu sei que você anda fazendo, porque eu também estou. Nunca noticiei tantos eventos de propriedade intelectual cancelados, e tantas conferências virtuais.

Google Trends
Você pode pesquisar o que está sendo pesquisado no Brasil, claro. Mas se você tiver domínio de outros idiomas, também pode – e deve – usar a ferramenta para descobrir o que países em estágio mais avançado da pandemia estão buscando. Por exemplo, após o primeiro pico na última semana de fevereiro e o segundo na segunda semana de março, as buscas por coronavirus estão em franca queda, e esta parece ser uma tendência. O que não quer dizer que o país esteja livre do vírus, mas que talvez ele já faça parte da vida da população.

No Brasil, estamos pesquisando sobre “fim do coronavírus” (eu conto ou vocês contam?), pijamas e sintomas, além de dúvidas sobre o auxílio emergencial e “suspensão de contratos coronavírus”, que tanto pode tratar de contratos de trabalho como de empréstimos consignados.

Enfim, tem assunto pra caramba para abordar nas suas mídias digitais, nos contatos com seus clientes, sugestões de produtos e pacotes de serviço. E também tem, claro, os relacionados a datas especiais. Seguem apenas algumas. Isso aí não é nem uma fração do que está no meu calendário. Meu calendário é sinistro, rapá. Acho que vou cobrar pelo acesso ao meu calendário, haha. 

Voici le mois de mai: 

  • 1º de maio já passou, mas eu espero que você tenha reforçado sua solidariedade com os trabalhadores, e não dado “feliz dia do trabalho”.
  • 3 de maio – Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. 
  • 4 de maio – Star Wars Day (você sabe… “May the 4th be with you”)
  • 5 de maio – aniversário da Batalha de Puebla, no México.
  • 6 de maio – dia internacional sem dieta (oi, quarenteners!)
  • 8 de maio – Dia Nacional do Turismo, Dia Internacional da Cruz Vermelha, Dia do Artista Plástico e (oiê!) Dia do profissional de marketing.
  • 10 de maio – Dia das mães
  • 11 de maio – Dia de Twilight Zone
  • 12 de maio – Dia Mundial do Enfermeiro
  • 13 de maio – Abolição da escravatura, dia dos pretos velhos e dia mundial de ‘Top Gun’.
  • 17 de maio – Dia Internacional contra a LGBTQIfobia, Dia Mundial da Sociedade da Informação
  • 18 de maio – Dia Internacional dos Museus
  • 19 de maio – Dia Mundial do Médico de Família e Comunidade
  • 22 de maio – Dia Internacional da Biodiversidade, Dia Mundial dos Góticos, Dia Nacional do Abraço 
  • 24 de maio – Dia de Santa Sara Kali, Dia Nacional do Café, Dia Nacional do Milho
  • 25 de maio – Dia da Toalha / Dia do Orgulho Nerd, Dia da Costureira, Dia do Sapateado, Dia Nacional da Adoção
  • 26 de maio – Dia Mundial do Lindy Hop
  • 31 de maio – Dia Mundial Sem Tabaco

Se alguma dessas datas te diz alguma coisa, já escreva o post, já busque as imagens, já deixe tudo programado no Etus, no MLabs, no Planoly, no Buffer, no Later, Hootsuite ou seu gerenciador de posts em redes sociais favorito. Vai te poupar um tempo. Se nenhuma dessas datas te diz nada, existem vários calendários de redes sociais disponíveis na internet. Vou tentar organizar o meu de uma forma acessível para liberar para você, de qualquer forma, para te poupar um tempo significativo de planejamento.

E lembre-se que no mês que vem tem (ou deveria ter) festa junina e dia dos namorados. Já prepare suas promoções, suas receitas especiais, suas ofertas irresistíveis.

No mais, eu realmente espero que você, sua família e seus amigos estejam bem.

Se precisar de alguma coisa, me chama. Estarei por aqui, trabalhando de casa. 

Beijos. De longe. Com máscara. Claro.