Comunicação x Marketing

A comunicação COMUNICA sobre um produto, serviço ou empresa. Um plano de comunicação tem como objetivo atingir os públicos de interesse, fazer com que a mensagem chegue a todos eles de forma adequada. Promoção é outra coisa. Campanha publicitária é marketing, é promoção de um produto ou serviço, e faz parte da grande ‘mãe’ que é a comunicação. Mas é bom entendermos que, tecnicamente, comunicação e marketing não são a mesma coisa.

Uma coisa é certa: campanha de marketing não faz milagre. Marketing envolve não apenas a promoção, mas a distribuição do seu produto, o preço e o próprio produto, que deve ser bom o suficiente para se vender por si (afinal, uma campanha incrível para um produto que não haverá segunda compra é dinheiro jogado fora). Um plano de marketing completo considera essas variáveis. Um plano de comunicação considera outras variáveis. Um plano de comunicação considera comunicar algo.

Imagine que você é uma distribuidora e precisa lançar um filme. Um plano de comunicação envolve a comunicação SOBRE o filme, envolve peças de comunicação, envolve até um pouco de marketing, sim. Já um plano de marketing envolve o seu próprio filme, o que torna um erro você procurar uma empresa de consultoria com seu filme debaixo do braço: o produto comunica, certo? O produto é parte da estratégia de marketing. Você vai chamar seu especialista em marketing com o produto pronto, finalizado? Eu não faria isso. Eu envolveria o especialista em marketing em todas as etapas do projeto desde o roteiro, preparação do projeto (afinal, você precisará vender sua ideia para levantar verba, certo?), criará estratégias de comunicação de marketing durante o processo de filmagem (os famosos teasers), gerará buzz durante a etapa de pré-produção. Gerar interesse em um produto é algo que pode tomar um tempo, especialmente um produto de nicho – achar o nicho certo e trabalhar esse público pode demandar um certo tempo, sim.

É possível, sim, a criação de uma estratégia de marketing para o produto pronto – mas, acredite, se o produto for ruim do ponto de vista do marketing, nada o salvará, nem um plano excelente. Envolver seu especialista em todas as etapas da criação pode poupar sua empresa de grandes dores de cabeça futuras.

Já tentou? Conte sua experiência pra gente, nos comentários.

 

Lounge42