Como entregar conteúdo para sua audiência sem prejudicar seu trabalho. A dica 4 é maravilhosa!

Opa.

Estamos de volta nesta série sobre produção de conteúdo, com este maravilhoso título cata-clique de site sensacionalista.

Lembra que comecei falando do básico do básico – a definição de público-alvo? Eu tinha planejado uma sequência – começar dando noções de marketing, falando de marketing de conteúdo, inbound marketing, planejamento, objetivos de marketing, curadoria – e QUER SABER?

Desisti. Vamos logo ao que interessa: se você não encontra tempo para atualizar seu site e redes sociais porque você é uma pessoa super atarefada, vamos resolver isso AGORA:

1) Separe um tempo só para isso

Você tem duas horas na segunda-feira de manhã? Na sexta à tarde? No domingo à noite? Cara, são só duas horinhas. Tire duas horas por semana pra isso. Amiga, isso é seu marketing. São suas vendas que estão em jogo. É sua reputação, é sua construção de autoridade. Duas horas de uma só vez não vão acabar com sua semana. Você vai produzir conteúdo para a semana INTEIRA. Isso não vai prejudicar o andamento do seu trabalho – pelo contrário, isso faz parte do seu trabalho.

Inclusive quando você tiver um pouco mais de prática, pode blocar 5h da sua agenda pra produzir um mês inteiro.

Claro que isso não vale para conteúdo urgente. Para notícias quentes. Para novidades. Para conteúdo que apareceu do nada. Mas aí é algo extra, você compartilha direto no Facebook, Twitter, LinkedIn ou stories em 5 minutos, e deixa pra fazer a análise no seu momento de produção semanal ou mensal.

O que importa é: tire um tempo APENAS para isso. Já expliquei aqui que produzir conteúdo é MUITO importante. Reserve este tempo. Vai ser melhor para seu negócio do que mais uma reunião.

(se você paga alguém pra fazer isso por você, não vai pensando que “opa, meu social media só leva duas horas pra produzir conteúdo, vou pagar menos ou exigir mais”, não. Lembre-se que seu social media precisa aprovar este conteúdo contigo. Precisa refazer. Precisa atender a demandas específicas suas. Precisa arrumar o vídeo ou as imagens que você quer. Precisa pesquisar sobre um assunto em que você é que é o especialista. VAMO COM CALMA AÍ)

2) O que vem primeiro? O texto ou as imagens?

O texto. FALO COM TRANQUILIDADE.

Primeiro que cada peça de conteúdo precisa ter um objetivo atrelado. Pode ser vender algo, agendar reuniões, reforçar o branding, atrair visitantes, informar sua audiência, entreter sua audiência… (tá vendo por que eu deveria falar de marketing antes? Ha ha). Então fica muito mais fácil você partir da legenda, do roteiro e do textão, escrever tudo de uma só vez, e só aí procurar as imagens adequadas.

O contrário – ver uma imagem bacana e pensar numa legenda interessante – costuma ser mais demorado.

Ok. Você é designer. Você trabalha com fotografia. Seu negócio é imagem e você quer postar um trabalho recente. Faça isso. Mas te garanto que pensar antes na legenda e a partir daí escolher uma imagem adequada facilita demaaaaissss seu processo. Acredite.

3) Tenha um banco de hashtags

Posts diferentes terão tags (no site, no YouTube) e hashtags (nas redes sociais) diferentes. Mas há aquelas hashtags fixas que têm a ver com o seu negócio. Já deixe todas separadas. É só copiar, colar, e acrescentar as específicas daquele post.

Lembre-se, no entanto, de sempre rever suas hashtags. Você sabia que o Instagram tem hashtags banidas? São hashtags que até funcionavam, mas alguém fez caquinha e postou o que não devia com elas. Então o Instagram diminui o alcance do post com aquela hashtag. É chato ficar rastreando periodicamente, pesquisando sempre, mas é necessário.

4) Reaproveite

Você é melhor escrevendo textões, gravando vídeos ou fazendo posts curtinhos?

Sou do textão!

Se você consegue escrever um texto enorme de uma só vez, escreva e publique no seu blog.

A partir daí, picote este conteúdo em partes! Este conteúdo pode render diversas citações que você pode publicar ao longo da semana nas suas redes sociais.

Ou pode ser publicado em parágrafos, também nas redes.

Ou pode virar vários posts no blog de uma vez só (com a vantagem de permitir links de um para o outro).

E ainda pode virar roteiro para um vídeo – acabando, assim, com o problema de não saber o que falar no vídeo.

Eu faço vídeo, vagabundo é a…

Então faça o vídeo.

O vídeo também rende diversas citações.

Os stills do vídeo podem virar imagens para outras redes.

Trechos do vídeo podem ser compartilhados.

Aliás, você pode postar seu vídeo no seu blog. Pode transcrevê-lo e postar em modo texto ou enviar por e-mail para seus assinantes.

Quer dizer: uma única peça de conteúdo pode ser desmembrada em várias.

Prefiro escrever pouco, mas ir direto ao assunto

Outra maneira ridícula de aproveitar conteúdo é postar no Twitter, tirar um print e centralizar numa story (desculpa, só consigo chamar ‘story’ no feminino) com um fundo qualquer (use o Canva pra isso).

Com a story salva, você reaproveita a imagem num post quadrado para os feeds do Instagram e Facebook.

Pronto.

“Não ter tempo” não é mais desculpa pra não criar conteúdo.

“E para publicar isso tudo? Tenho que publicar diariamente?”

Buffer. É gratuito até três redes sociais diferentes ou três páginas na mesma rede social. Planoly. Só pra Instagram (aí você deixa o Buffer pro LinkedIn e Twitter, já que o Facebook tem o recurso nativo de programar posts em páginas).

Ainda tem outras questões, como “preciso achar assunto, e que ainda por cima seja relevante”, “Mas tenho que postar todo dia?”, “Tá, já sei produzir conteúdo mas não tenho estratégia”. Calma. Vamos resolver isso.

Qual é a SUA questão?

Me conta. Quero te ajudar.

***

Se você gostou deste post e quer ver mais conteúdo como este entregue diretamente na sua caixa postal, assine nossa newsletter.