O que publicar nas suas redes sociais em março

Bom dia!

Eu sei, faltam 8 dias para terminar o mês, mas vem carnaval por aí – e aí, ó: piscou o olho, acabou fevereiro, e hoje já vi até ovo de páscoa sendo vendido, ó.
Então você vai tirar um dia do feriado – ou a quarta de cinzas, se as crianças estiverem em casa durante a folia de Momo – pra sentar a bunda no computador e preparar seu mês de março TO-DI-NHO.

Tá bom, não todinho. Mas o suficiente pra deixar ALGUNS posts prontos, e intercalar com outros conforme as coisas vão acontecendo.
Baixe aqui o calendário que eu mesma uso para organizar o conteúdo pra mim e para meus clientes. Não está preenchido. Mas você pode preencher como quiser. O arquivo está configurado como somente visualização. Você deve baixar para seu computador ou fazer uma cópia para seu Google Drive.

Na primeira aba, a do calendário, você vai ver que tem os dias de motivar, engajar, promover, educar, entreter, inspirar. NÃO PRECISA levar isso a sério. Até porque é claro que você terá determinados dias que vão pedir assuntos específicos. Eu incluo isso no calendário apenas para não esquecer de distribuir bem os objetivos, e não ficar com um feed educacional demais, promocional demais… mas você entendeu.

Na segunda aba, você tem a organização do conteúdo, em si.

E vamos ao planejamento de março!

  • Primeiros dias: sempre dá pra falar da volta às aulas, reclamar da volta do feriado e como quebra o ritmo, lançar o caô do “o ano só começa após o carnaval”.
  • Já deixa o post da chuva pronto. Não dá pra programar, porque a gente nunca sabe que dia que a água vai cair. Mas sempre chove. Muito. Já deixa pronto.
  • No Março Lilás, aproveitando o gancho do Dia da Mulher no dia 8 de Março, as campanhas são sobre câncer no colo do útero. 
  • 1º de março: aniversários de Frédéric Chopin, Glenn Miller, Harry Belafonte, Roger Daltrey, Jorge Aragão, Ana Hickmann, Lupita Nyong’o, Kesha, Justin Bieber e mais um monte de gente.
  • 3 de março: Dia Mundial da Vida Selvagem – https://www.un.org/en/events/wildlifeday/
  • 5 de março: Dia da música clássica
  • 8 de março: Dia Internacional da Mulher. Por favor: sem florzinha. Vamos lembrar o motivo da data, falar de igualdade, de direitos, de salários, de mercado de trabalho, de maternidade, de abuso, de machismo… é hora de ser ativista, sim. Mesmo que você opte por posicionar sua marca ou seu negócio de uma maneira mais neutra, eu sei que você vai achar um jeitinho de se posicionar. Em tempos de “meninas usam rosa e meninos usam azul”, isso é muito necessário.
  • 9 de março: Dia Mundial do DJ
  • 10 de março: Dia do Telefone
  • 11 de março: Dia da Pipoca
  • 12 de março: Dia do Bibliotecário e Dia Mundial Contra a Cibercensura
  • 14 de março: Dia Nacional da Poesia
  • 15 de março: Dia Internacional do Circo
  • 17 de março: Dia Nacional do Mel
  • 19 de março: Dia Mundial do Artesão
  • 20 de março: Dia Internacional da Felicidade
  • 21 de março: Dia Mundial da Poesia, Dia Universal do Teatro, Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, Dia Mundial da Síndrome de Down
  • 22 de março: Dia Internacional da Doula, Dia Mundial da Água
  • 26 de março: Dia do Cacau
  • 27 de março: Dia Mundial do Teatro
  • 30 de março: Hora do Planeta
  • 31 de março: Dia da Saúde e Nutrição

…e mais um monte de datas e aniversários para comemorar durante o mês.

“Mas, Lia, eu TENHO QUE POSTAR um monte de datas comemorativas?”

Claro que não!
Primeiro: você não TEM QUE nada. Segundo, se você não trabalha criando calendário, melhor mesmo você não ficar postando um monte de datas comemorativas aleatórias, pra não perder o foco com o SEU público. Se nenhuma dessas datas te atende, chega aqui e pega meu gráfico de “o que postar nas redes sociais”. Eu gosto especialmente da dica 10, “Responda a uma pergunta de um cliente”. Porque é realmente conteúdo útil. E possibilita que você responda em vídeo, o que sempre converte legal.



No post sobre fevereiro (que algumas seletas pessoas receberam por e-mail) eu falei das minhas ferramentas preferidas de agendamento de conteúdo. Se você ainda não usa alguma, dá um confere



Por falar em vídeo, EU SEI, EU SEI que vídeo converte. 
Eu sei que um bom vídeo pode ser desmembrado em frases, em imagens, citações, parágrafos e, assim, virar um monte de posts. 
Eu sei que preciso fazer mais vídeos.
Mas você também. He he.
Então deixa eu te dar uma dica: Segue a Carol Barros, do canal Fazedora de Vídeos.
Seu problema é destravar na frente da câmera? Ela resolve.Roteiro? Ela resolve.Seu equipamento é precário? Certeza que ela já gravou algum vídeo sobre isso.
Tem Carol no Instagram, no YouTube e no Facebook. Segue logo nos três pra não perder nada.



O Dia Mundial da Criatividade é uma inciativa que acontece em várias cidades do país, no dia 21 de abril. Se você quiser fazer parte, as inscrições para inspiradores, voluntários e anfitriões estão abertas até o dia 15 de março. Veja se sua cidade terá algum evento e inscreva-se: https://www.worldcreativityday.com/brazil/.


Hidrate-se

Google Arts & Culture é um site (tem app também) com conteúdo de 1200 museus e galerias do mundo todo. Além das exposições temáticas virtuais, a plataforma também oferece “visitas” pelo Google Street View. Sou fã: https://artsandculture.google.com.
E se, além de arte, você gosta de tecnologia, a seção de experimentos usando inteligência artificial e machine learning para criar novas experiências em arte é sensacional: https://experiments.withgoogle.com/collection/arts-culture.


Beba água.

Seu inglês está afiado? Este artigo chamado “Não, eu não vou ver seu webinar ‘gratuito'” é fantástico. Primeiro, todo mundo já sabe que 80% dos ‘webinários’ fazem parte de um funil de vendas: o webinário (ou as três aulas do “minicurso gratuito”) é uma maneira de promover um produto. Quase ninguém dá conteúdo de graça sem ter um produto pra vender (bem, eu estou dando conteúdo e nem tenho produto pronto ainda). A Carol, que mencionei aí em cima, entrega MUITO conteúdo de graça desde antes de empacotar seu conhecimento em cursos presenciais. Mas isso é raríssimo. 
Bom, se seu inglês não estiver afiado, spoiler: dificilmente esses webinários ou minicursos gratuitos vão entregar conteúdo de qualidade pra você. Desses 40 minutos, uma boa parte será dedicada a autopromoção (usando o gatilho da autoridade, e também o da promoção do estilo de vida aspiracional para quem assiste), depoimentos, venda do produto, e talvez uns três slides sejam bem genéricos sobre o conteúdo que dá título ao webinar. As respostas MESMO estarão no produto.
Amiga. Amigo. Colega. Se você pensa em fazer um webinar, cobre logo pelo seu conhecimento e faça dele o seu produto. Webinar gratuito que não entrega conteúdo relevante mas que faz parte de funil de vendas é tão 2012…!



Por fim, este vídeo do Burger King mostrando um Whopper mofando em time lapse para provar que os sanduíches da rede não têm conservantes artificiais é genial. A trilha sonora (“What a difference a day makes”, com Aretha Franklin) merece uma menção especial. 


Gostou?

Espalhe. Curta. Compartilhe. Recomende. Assine a newsletter. Me mande um e-mail. Vou adorar!