Junho chegou. E como vai sua presença digital?

Junho está aí. E eu espero que, se você lida com produtos ou serviços, você já tenha planejado:

❤️ Sua promoção de dia dos namorados;
🌽 Como você vai falar de festa junina, considerando que não teremos festa junina tão cedo;
❄️ No inverno, que chega oficialmente no dia 21.

Se não planejou ainda, senta a bunda na frente do computador agora e manda ver. Se não souber o que oferecer, me aciona. Juntos, podemos pensar em algo.

Lembre-se: adaptação. Inovação. Investimento em conteúdo digital. Porque mesmo com a flexibilização do isolamento em algumas cidades, estamos longe de ter a cura do vírus. Então prepare-se para não ser pego de surpresa com um novo lockdown, ou com a economia ruindo não pelos fechamentos, mas por motivos de saúde da população.

***
Dicas de leitura da Tia Lia:

🖥️ Deu no Meio & Mensagem: “Mídia programática: o que é e como funciona? Perfil Sleeping Giant Brasil trouxe à tona o funcionamento de um modelo automatizado de publicidade que gera dúvidas – e polêmicas – entre anunciantes e veículos”. Confira.

🖥️ O LinkedIn agora permite a criação de eventos. Você ja criou evento no LinkedIn? Conta aqui como foi sua experiência?

🖥️ Me segue lá no TikTok. Ainda estou tentando entender para que serve o TikTok quando você tem mais de 40 anos e não é uma marca.

🖥️ André Forastieri é jornalista. Você pode conhecê-lo do LinkedIn, mas eu conheço de revistas que eu adorava na minha adolescência e um pouco depois, como General e Herói, e da editora Conrad, que publicava os melhores livros. E a newsletter dele é muito interessante. Ele fala muito de cultura – música, séries, literatura – com um viés pop/alternativo, mas também aborda um pouco de política e empreendedorismo. A mais recente fala de negociação, de comunicação empática e como convencer alguém do seu argumento. Acho que você vai gostar.

***

Vamos à nossa agendinha de datas mágicas. Lembre-se: muitas delas NÃO estão aqui. Todos os dias de junho têm várias datas comemorativas, obviamente que não coloquei todas. Mas alguma dessas pode ser lembrada no seu negócio, ou em alguma campanha. Vamos a elas:

3 de junho – Dia Mundial da Bicicleta
4 de junho – Dia de Abraçar seu Gato
5 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente
8 de junho – Dia Mundial do Gin
10 de junho – Dia da Língua Portuguesa e Dia do Chá Gelado
12 de junho – Dia dos Namorados e Dia Mundial do Falafel
13 de junho – Dia de Exu, Dia de Santo Antônio
16 de junho – Bloomsday
18 de junho – Dia da Imigração Japonesa
19 de junho – um dos dias do Cinema Brasileiro (o outro é em novembro!)
20 de junho – Dia Internacional do Surf
21 de junho – Início do Inverno, Festa da Música (uma tradição que começou na Europa com o início  do verão), Dia Mundial do Skate, Dia Mundial do Yoga
23 de junho – Dia do Atleta Olímpico, Dia Nacional do Desporto
24 de junho – Dia de São João, Dia do Caboclo
25 de junho – Dia Global dos Beatles
28 de junho – Dia do Orgulho LGBTI+
29 de junho – Dia de São Pedro, Dia de Xangô
30 de junho – Dia Internacional do Profissional em Biotecnologia

***

No mais, sim, você pode e deve se posicionar contra o racismo. Se você é branco/a, reconheça o racismo estrutural da sociedade, o racismo das pessoas brancas, dê espaço para pessoas pretas nos seus canais. 

Você também pode e deve se posicionar politicamente. Afinal, estamos no meio de uma pandemia, uma crise sanitária e sem ministro da saúde nem presidente. O ministro da Economia salva bancos e deixa as pequenas empresas e o trabalhador autônomo no sufoco. É pra revoltar qualquer um. Você vai perder seguidores? Talvez. Mas os que ficarem serão pessoas inteiramente alinhadas com seus valores – e você pode, enfim, ser livre para falar publicamente sobre o que você gostaria de fazer com um fascista quando acabar o isolamento e você puder ter, DIGAMOS, contato físico com alguém.

Ah, qualé, independente do seu posicionamento político, você não é fascista, certo? Na dúvida, entenda aqui quais são os sinais do fascismo: 

(se alguém souber de quem é a autoria da imagem, me conta)

***
No mais, espero do fundo do coração que esteja tudo bem com você, na medida do possível. 

Estamos juntos nesse barco. Já passamos por coisas piores, sem os recursos tecnológicos e toda a informação que temos hoje. Vai passar. Vai passar.