Julho chegou, e é rumo à CENTOEVINTENA. E o que você planejou para suas redes sociais?

Até ano passado, eu era a loka das festas juninas. Dia 13 eu batia ponto na quermesse de Santo Antônio da igreja aqui perto; dia 24 eu despencava pra Igreja de São João, ali no Centro, com minha amiga Luciana, só pra comer pamonha salgada; e dia 29, pelo menos antes da minha filha nascer, era de lei a procissão e a festa de São Pedro em Jurujuba (pra quem não conhece Niterói, é um bairro com uma colônia de pescadores).

Este ano, as festas juninas foram em forma de shows pela internet, encontros com os amiguinhos da escola pelo Zoom, e uma invenção chamada “festa na caixa”, um produto que ganhou força em tempos de isolamento social: um bolinho, uns doces, uns salgadinhos, duas latas de refrigerante – o suficiente para uma família que mora junta comemorar, tudo entregue na sua casa. Tem gente que tem a visão também de incluir cupcakes e docinhos para entrega na casa dos parentes e amigos chegados, para que todos comemorem juntos.
E parece que é assim que vamos comemorar qualquer coisa por um bom tempo. 

😷😷😷

A novidade agora é que o TikTok está pautando novas funções no Instagram: o Instagram lançou recentemente a função ‘Reel’, onde você pode fazer pequenos clipes com áudio e recursos de edição de tempo, e o YouTube agora mostra destaques de vídeos de 15 segundos. Ninguém aguenta ter sua hegemonia ameaçada, né, mores?

Enquanto isso, eu ainda não entendi muito bem para que serve o TikTok. Mas se você trabalha com mídias sociais e não está lá ainda, é bom ficar de olho. Cria um perfil e observa. Pode até me seguir, embora ainda não tenha muita coisa pra ver.  
 
😷😷😷

Low touch economy, ou economia do pouco contato. Já cantei essa bola várias vezes aqui no Lounge42, nos informativos passados (junho, maio, abril): a economia não está parada, mas o dinheiro está mudando de mãos e indo para quem consegue se adaptar. Entregas, compras pela internet, serviços que podem ser realizados remotamente estão crescendo no meio da pandemia. A MJV fez uma boa análise dessa tendência. Leia: https://www.mjvinnovation.com/pt-br/blog/low-touch-economy-o-que-e.

😷😷😷

A economia do pouco contato é tão significativa que hoje, primeiro de julho, tem uma greve de entregadores de aplicativos – iFood, Uber Eats, Rappi e outros. Uma categoria que sempre foi precarizada e corre riscos sérios no trânsito, uma vez que ganham muito pouco por entrega e, se quiserem uma renda digna no fim do mês, precisam fazer o máximo de entregas em menos tempo (isso inclui cortar caminhos por onde não deve e furar sinal, pelo visto). E, agora, risco de contaminação – para trazer nossa comida. Fora os bloqueios e prejuízos por cancelamento.

Em tempos de COVID-19, pode-se dizer que eles estão numa espécie de linha de frente. Afinal, alimentação é serviço essencial e esses caras fazem todo o contato entre negócio e cliente. Só que sem equipamentos de proteção fornecidos pela empresa nem direitos trabalhistas, porque o app não se responsabiliza por eles caso algo aconteça. E não dá pra meter o discurso de “eles são empreendedores”. Os aplicativos ganham MUITO dinheiro às custas dessa precarização do trabalho.

Caso os entregadores tenham suas reivindicações atendidas, é provável que se crie todo um novo parâmetro para serviços de entregas – e não apenas por aplicativo, porque os avanços podem virar exigências de toda a categoria., porque até termos uma vacina para o COVID-19 ou um tratamento de eficácia comprovada, ainda vamos depender muito de entregadores. 

Todo apoio para essa categoria. Se você ler isso a tempo, pode apoiá-los não fazendo pedidos de comida por aplicativo hoje, usando a hashtag #BrequeDosApps, e dando gorjeta ou valores extras, quando possível, nas suas próximas compras.

😷😷😷

E o seu negócio? Já se adaptou ao ‘novo normal’? Está tendo alguma dificuldade? Posso ajudar?

😷😷😷

Vamos para o que você queria: datas comemorativas de julho para ter assunto em suas redes sociais.

Julho costumava ser aquele mês em que a gente dizia “estamos no meio do ano, e como está seu planejamento? Ainda dá tempo de cumprir suas metas”. Bom, vou dar uma notícia pra vocês: todos os planos mudaram. Inclusive tô passando pra frente meu planner 2020 praticamente zerado. 

Lembrando que este não é o calendário completo, são apenas algumas das datas que podem ser relevantes. Mas já pode te dar algumas ideias:

  • 4 de julho: Dia da Jaca
  • 6 de julho: Dia Internacional do Beijo
  • 7 de julho: Dia Mundial do Chocolate
  • 8 de julho: Dia da Ciência
  • 10 de julho: Dia da Pizza e Dia da Piña Colada
  • 13 de julho: Dia Mundial do Rock
  • 14 de julho: Dia da Queda da Bastilha (VAMO FAZER IGUAL, GENTE???)
  • 17 de julho: Dia Mundial do Emoji
  • 19 de julho: Dia Nacional do Futebol
  • 20 de julho: Dia do Amigo e Dia Nacional do Tatuador
  • 26 de julho: Dia dos Avós
  • 27 de julho: Dia do Pediatra
  • 28 de julho: Dia do Agricultor
  • 30 de julho: Dia Internacional da Amizade

Aproveite julho para pensar nas suas campanhas de agosto: Dia dos pais e a Semana Mundial de Conscientização sobre o Aleitamento Materno, que obviamente não precisa ser uma cagação de regra sobre amamentação que vai deixar mães que não puderam amamentar ainda mais culpadas (como se a gente já não tivesse um milhão de cobranças), mas sim sobre acesso à informação. 

😷😷😷

Aconteceu no Instagram

“Sentiu o chamado?”

Senti o chamado de correr pras montanhas, isso sim. Onde já se viu apelar pro emocional pra fazer alguém gastar um dinheiro que não tem em algo que não precisa? Mais amor nas vendas, por favor. ❤

😷😷😷

No mais, fique em casa se puder. Se tiver muito que sair, use máscara e álcool gel, lave bem as mãos, deixe os sapatos do lado de fora quando voltar, tome um banho e desinfete tudo o que vier da rua.

Seguro morreu de velho.

Um beijo. Fica bem. Tamo junto.

Lia Amancio.