Cuidados necessários ao utilizar o Chat GPT na produção de textos

Com o crescente interesse em inteligência artificial e automação de processos, o Chat GPT tem se tornado uma ferramenta popular para empresas em diversos setores, especialmente na área de marketing e comunicação. No entanto, é importante ressaltar que, apesar das promessas de facilitar a produção textual, existem algumas situações em que o uso do Chat GPT na produção de textos pode não ser apropriado (e até mesmo prejudicial).

Em primeiro lugar, é fundamental destacar a questão do plágio. Como o Chat GPT é alimentado com uma grande quantidade de dados e informações, é possível que o texto gerado pelo sistema contenha trechos que foram copiados de outras fontes sem a devida atribuição. Isso pode resultar em problemas legais e de reputação para a empresa, além de afetar negativamente a relação com os clientes (muitos percebem o truque, ah, percebem). Além disso, o uso do Chat GPT pode levar à produção de textos repetitivos – mesmos termos, mesma estrutura, aquele monte de fórmula PAS e AIDA, e uns textos sem alma. 

Você não quer isso, certo?

CLARO que dá para usar Chat GPT para facilitar seu trabalho. Ele foi feito para isso. Mas antes de fazer a malandra e deixar que ele enfie um monte de abobrinha e erros factuais no resumo do texto que você tem preguiça de ler, entenda onde REALMENTE dá para usar:

1. Chat GPT é ótimo para escrever parágrafos com dados que VOCÊ fornece

Chat GPT tira dados do cy. Nem tente pedir que ele crie um projeto de pesquisa para você porque ele INVENTA BIBLIOGRAFIA MESMO. O que ele não sabe, ele inventa. É muito louco. 

No entanto, ele pode auxiliar na produção de conteúdo com informações previamente fornecidas. O sistema é eficiente em gerar parágrafos com dados específicos – se você vai escrever um press-release, por exemplo, é só fornecer o nome do evento, a data, o local, a empresa responsável pelo evento, e algumas informações extras, e deixar que ele escreva o parágrafo para você. Parece bobagem, mas ao fazer com que ele escreva trechos que exigem informações precisas e objetivas, você está liberado para se concentrar em outras partes do conteúdo que exijam mais criatividade e raciocínio crítico. Pode usar para isso sem medo.

Kermit digita desesperadamente e usa o Chat GPT para facilitar a produção de textos para um cliente de mídias sociais
Sem medo

2. Chat GPT é uma fonte inesgotável de ideias

“Me dê dez ideias de posts para as redes sociais de uma dentista especializada em harmonização facial”, “Não gostei, me dê mais 10 ideias”, “Gostei dessa, me dê 10 ideias de textos sobre esse tema…”

Ah, o Chat GPT… essa maravilha da tecnologia que pode salvar a vida dos profissionais freelancer ou do turno da madrugada, como o seu pior companheiro de brainstorming. As ideias dele não são brilhantes, mas as suas às 2h da manhã também não são. É como ter uma equipe de criação inteira trabalhando para você – uma equipe meio ruim, é verdade, mas é o que tem para hoje.

3. Desenvolvimento de parágrafos

O Chat GPT desenvolve as ideias de posts que ele deu. Uma por uma. Porém, possivelmente plagiando alguma fonte, ou inserindo duas ou três informações equivocadas ou defasadas, que você – que não é especialista – não saberia corrigir. 

NÃO USE CHAT GPT PARA ISSO. Porém… pode pedir que ele desenvolva parágrafos e trechos com base nas informações fornecidas por você. De parágrafo em parágrafo, você consegue fazer o fact-checking mais atentamente

4. Revisão e tradução sem verba


Se você está com dificuldades para escrever em uma língua que não domina completamente, é só pedir para o Chat GPT “reescrever esse parágrafo corrigindo a gramática e parecendo que foi escrito por alguém que fala francês” e, voilà! Em um piscar de olhos, o sistema irá produzir um texto coerente, e correto em termos de gramática. 

Substitui um tradutor profissional? É lógico que não – nem para documentos de nichos específicos, com vocabulário específico, e nem para textos longos. Lembre-se que se trata de um robô muito bem treinado, mas que pode deixar passar sutilezas, tons de voz e informações específicas. Mas para um email, um post curto, ou quando você não tem verba para contratar um profissional, ele quebra um galho.

5. Chat GPT não deve ser usado para textos longos

Embora o Chat GPT seja uma ferramenta útil para produzir pequenos trechos de texto, não é recomendado utilizá-lo para textos longos. É verdade que ele pode escrever textos de marketing seguindo as fórmulas AIDA e PAS, mas isso não significa que o resultado final será bem escrito. Inclusive, vamos combinar que textos seguindo fórmulas não são bem escritos nem por seres humanos.

Confiar cegamente em um bot para gerar um texto longo pode levar a uma grande quantidade de problemas, como ideias erradas, frases desconexas e falta de coesão textual. 

“Ah, eu li o que ele fez e parece bom”. Bom, se parece algo que você escreveria, você escreve mal e pode ser substituído por um chatbot a qualquer momento. Melhor confiar em suas próprias habilidades e utilizar o Chat GPT apenas para ajudar a aprimorar pequenos trechos de conteúdo. Para isso ele é muito bom.

6. Não peça resumos

“Chat GPT, por favor, resuma o seguinte texto…” 

Faça isso por sua conta e risco, sabendo que ele pode, eventualmente, escrever algo sem nenhuma relação com o texto que você está com preguiça de ler. Ou, pior: escrever algo PARECIDO com o texto que você está com preguiça de ler, e você que lute para identificar onde ele errou no resumo. 🤡

É isso, meu cremoso. Usar Chat GPT na produção de textos é BOM, a ferramenta pode e deve ser usada para te AJUDAR a desenrolar parágrafos, trechos que você não sabe resolver, concatenar ideias, achar correlações que você não consegue fazer, desde que você tenha plena noção de que ele pode ser um gerador de lero-lero avançado – e isso não é necessariamente um problema, desde que ajude na hora do bloqueio criativo ou da escrita super-operacional, e que não seja utilizado como uma ferramenta única para a criação de conteúdo. 

Siga-me para mais dicas. Entre em contato se quiser um orçamento de conteúdo para redes sociais ou um treinamento sobre bots de inteligência artificial para sua empresa.