Olá, novembro, você por aqui?

Doces ou travessuras?

Vou nem falar mais de pandemia porque, né? Quem abraçou o digital, abraçou. Quem não abraçou tá em tempo ainda (nunca é tarde).

O papo agora é eleições, eu não escondo de ninguém minhas preferências, mas não vim aqui fazer propaganda – até porque só faria sentido se todo mundo que recebe essa cartinha votasse em Niterói, e sabemos que tem gente aqui de pelo menos 50 cidades diferentes. Então tenho pelo menos 50 motivos para não fazer propaganda de nenhum candidato ou partido em particular.

Mas como somos pessoas ligadas e antenadas em comunicação, marketing e conteúdo, vamos falar:

Da oportunidade de negócios que eu e você perdemos

Deu na Interfaces, uma das melhores newsletters sobre tecnologia e afins: tem agência vendendo pacote de mídias sociais pronto para candidatos a vereador. Isso mesmo: imagens customizáveis, textos e centenas de candidatos país afora fazendo exatamente os mesmos posts. Bom, tem gente que compra. Perdi mais uma chance de ficar rica.

Brinks, já sou rica de amor.

Em tempo: assine a Interfaces, vai.

😷

Doces ou travessuras?

Isso é assustador: sabe aqueles testes de personalidade “o quanto você é introvertido / extrovertido / psicopata / maníaco-depressivo” e por aí vai? Pois o Spotify tem a patente de uma tecnologia para analisar sua personalidade a partir das músicas que você ouve. A ideia, claro, é oferecer um serviço cada vez mais personalizado em termos de sugestões e anúncios. Mas eu fiquei nervosa com as possibilidades.

😷

Mentira, fiquei não.

😷

If you’re feeling malandra

Deu no Twitter:

Outubro de 2014. Anitta declarou que gostava de Belle and Sebastian.

Em 2017, Anitta continua gostando de Belle and Sebastian:

Não conheço o Matheus P. Miranda, mas o cara já pode jogar na Mega-Sena:

Outubro de 2020, o ano invertido. Stuart Murdoch se diz fã de Anitta e se dispõe a escrever uma música para ela.

Lição: nunca menospreze o poder do Twitter.

😷

Vamos ao calendário de novembro? VAMOS!

Novembro é Novembro Azul, o mês de conscientização sobre câncer de próstata. É de bom tom evitar piadas sobre o exame (a menos que seu público espere isso). É recomendável não encher a campanha de bigodes e símbolos super estereotipados masculinos, considerando que mulheres trans também são público-alvo. Mas, sim, se seu público-alvo é majoritariamente masculino cis, TEM QUE FALAR. Porque homem, de uma maneira geral (sim, estou generalizando mesmo) adora não fazer exames. Ainda mais um que envolve toque retal – o que, para muitos, fere uma masculinidade já tão frágil. Temos que falar sobre isso.

Lá para o final de novembro tem Black Friday. Já planejou suas promoções?

Tem feriado pra caramba este mês. E eleições.

Vamos lá:

02 de novembro: Dia de Finados. É feriado.
04 de novembro: Dia do Inventor.
05 de novembro: Dia da Ciência e da Cultura, Dia do Cinema Nacional (de novo!), Dia Nacional da Língua Portuguesa, Dia do Protético, do Radioamador, do Designer e de Guy Fawkes (ou melhor: Noite de Guy Fawkes). Para quem não associa o nome à pessoa, é aquele mesmo, o inglês que virou “máscara de Anonymous” (pra mim vai ser sempre “a máscara do V. em V de Vingança”).
06 de novembro: Dia Nacional do Riso
08 de novembro: Dia Mundial do Urbanismo
10 de novembro: Dia Mundial da Ciência para a Paz e o Desenvolvimento, Dia do Balconista, Dia do Trigo e Dia da Nota Fiscal. Juro por deus, nota fiscal.
12 de novembro: Dia do Diretor de Escola, Dia Mundial de Atenção à Pneumonia
13 de novembro: é o dia do Mau Humor e o Dia Mundial da Gentileza. Escolhe aí qual vai comemorar hahaha (e é uma sexta-feira 13.
14 de novembro: Dia Nacional da Alfabetização, Dia Mundial de Atenção ao Diabetes
15 de novembro: além de ser o dia da proclamação da República e o Dia Nacional da Umbanda, é o dia do primeiro turno das eleições municipais. Atenção para as regras de horários exclusivos para idosos, leve sua própria caneta, e use máscara – sob pena de ser impedido de entrar.
17 de novembro: Dia da Criatividade (não confundir com o dia mundial da criatividade, em abril)
18 de novembro: Dia do Conselheiro Tutelar, do Ocultismo e do Mickey Mouse
19 de novembro: Dia da Bandeira (nem comento), Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino e Dia Mundial do Vaso Sanitário. Parece uma data engraçadinha, mas este dia foi estabelecido pela Organização Mundial da Saúde para lembrar que nem todos têm acesso a saneamento básico no mundo. Não é piada. Se você entende inglês, leia mais aqui: http://www.un.org/en/events/toiletday/.
20 de novembro: Dia Nacional da Consciência Negra.
25 de novembro: Dia da Madrinha e Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher
26 de novembro: Dia de Ação de Graças (nos Estados Unidos)
27 de novembro: Black Friday
29 de novembro: Segundo turno das eleições.
30 de novembro: Dia do Síndico.

Já vá se preparando para dezembro: tem Natal, ano novo, Hannukah, e se eu fosse você incentivaria sua audiência a NÃO AGLOMERAR. Festinhas de família via Zoom, amigo oculto de cartão-presente pela internet ou playlist do Spotify. Vamos pensando em alternativas. Me conta, o que você vai fazer?

😷

E o Halloween da Heidi Klum, hein?

Todo ano, no dia 31 de outubro, minha diversão é saber o que a Heidi Klum aprontou. Para quem não sabe, a mulher dá uns bailes épicos e é responsável pelas melhores fantasias.

Em tempos de pandemia, a pessoa que se diverte no Halloween (e é podre de rycah, é bom lembrar) junta a família e faz nada menos que um curta-metragem. Genial. Aqui: https://www.instagram.com/heidiklum/.

😷

Por aqui, estamos bem. Todos com saúde, a pequena se alimentando bem, o “novo normal” já virou normal-normal, porque vamos combinar não é mais novo.

E com você? Tudo bem? Espero que esteja. Me conta.

Beijos,
Lia