Já é outubro… acaba logo, 2020!

Olá, olá, olá!

Como vamos de duzentena?

Por aqui, o de sempre: trabalho de casa, brinco com criança, marido brinca com a criança, criança come, criança dorme, trabalho mais um pouco, brincamos com criança, só saímos de casa com máscaras, e assim vamos levando.


E café, bastante café.E você? Todo mundo aí na sua casa com saúde?

😷😷😷

Não basta criar conteúdo útil: seu conteúdo tem que ser encontrado

Uma anedota para ilustrar o que eu quero dizer: fiquei sabendo das lives da Galinha Pintadinha, Mundo Bita, Palavra Cantada e Quintal da Cultura porque sigo esses canais. Pensei “boa ideia, quem mais está fazendo lives infantis?”.

Pesquisei “live infantil” no YouTube e, para minha ZERO surpresa, recebi como resultado dezenas de lives infantis de conteúdo religioso que, sabiamente, usaram “live infantil” no título – o primeiro elemento de texto rastreável do YouTube.

Não cliquei, claro. E nem achei as lives infantis que eu queria (aceito dicas baseadas nos artistas que citei, inclusive).

Mas quem entender de SEO (otimização para mecanismos de busca) pode dominar o mundo.


Ou quase.

No próximo informativo (este aqui já está enorme) trarei dicas práticas de como criar EXATAMENTE o conteúdo que você quer que sua audiência quer. Fique atento!

😷😷😷

Tendências de marketing pós-coronga

O Mailchimp – essa plataforma de e-mail marketing que uso – soltou um relatório muito interessante sobre as tendências de marketing dos últimos meses pós-pandemia, baseadas nas taxas de abertura e engajamento dos e-mails enviados pela plataforma.

Um exemplo? Com a overdose de informações nas redes sociais, a relevância dos e-mails – com conteúdo especialmente selecionado para o leitor – aumentou bastante. A partir de março deste ano, o Mailchimp viu a taxa de engajamento dos e-mails subir MUITO, e a taxa de unsubs cair. As taxas de cliques aumentaram em quase todas as indústrias – com exceção de arquitetura e construção (será que ninguém está gastando dinheiro com isso?), marketing e publicidade (será que estamos falando mais do mesmo, todos dando as mesmas dicas?), tecnologias móveis… 
Agora adivinhem qual segmento teve um aumento GIGANTESCO na taxa de cliques?

Religião.

Isso diz muito sobre o que as pessoas querem durante um período difícil.

😷😷😷

Também queremos delivery (o engajamento com restaurantes cresceu bastante neste período) – e olha que interessante: negócios pequenos (com menos de 2000 nomes cadastrados) também tiveram um aumento considerável de taxa de cliques, bem mais do que negócios com mais de 2000 assinantes.

Se você se comunica APENAS via redes sociais, não sabe o que está perdendo: e-mails ficam guardados. E-mails levam a sites. E-mails permitem quantos caracteres você quiser. E-mails são super direcionados a uma audiência qualificada. A pessoa abre os e-mails quando quiser. 

😷😷😷

Aparentemente, o público prefere campanhas semanais às mensais ou quinzenais. 

Como eu também perguntei sobre isso no último informativo e obtive a mesma resposta, vou testar essa frequência. O próximo informativo sobre produção de conteúdo e marketing deve chegar aí lá pelo dia 15 ou 16, ok? Já aviso logo para você não achar que virei aquelas lokas do e-mail diário oferecendo produtos digitais que você não quer ou não pode pagar. Nem virei. Pode ficar tranquilo.



😷😷😷

Vamos lá: suas redes sociais em outubro

A essa altura do mês, você já devia ter suas campanhas de dia das crianças, outubro rosa, dia dos professores e dia das bruxas prontas. Não fez ainda? Corre que ainda dá tempo. Aproveite e deixe seus posts já programados. Para quem não quer pagar por um gerenciador de redes sociais (e olha que o Etus é bem barato), vale a pena usar o estúdio de criação do Facebook. Só funciona para Facebook e Instagram, não agenda stories, mas já é um bom começo. Para o Twitter, tem o próprio Twitter, que permite o agendamento direto na plataforma, ou o Hootsuite, que ainda é gratuito (aí você aproveita e inclui o LinkedIn).

Segue a agendinha de outubro:
🌷Mês inteiro: Outubro Rosa, o mês de conscientização sobre câncer de mama
01/10 – Dia Internacional do Café, Dia Internacional do Idoso, Dia Mundial da Música, Dia Mundial do Vegetariano
03/10 – Dia Mundial do Dentista, Dia Mundial do Bambolê 2020
🐕04/10 – Dia da Vodka (e do Barman!), Dia de São Francisco de Assis (e, para os não-religiosos, também é Dia Mundial dos Animais).
07/10 – Dia do Compositor Brasileiro
10/10 – Dia Mundial da Saúde Mental
11/10 – Dia Mundial da Menina
12/10 – Dia das Crianças, Dia de N. Sra. Aparecida, Dia do Basquete
15/10 – Dia do Comércio (RJ e PE), Dia do Professor, Dia Mundial da Lavagem de Mãos
16/10 – Dia da Ciência e Tecnologia
17/10 – Dia da Agricultura, Dia Nacional da Vacinação, Dia do Profissional de Propaganda, Dia da Música Popular Brasileira
18/10 – Dia do Médico
19/10 – Dia Internacional Contra o Câncer de Mama, Dia do Médico, Dia do Securitário, Dia do Profissional de Informática, Dia Nacional da Inovação
21/10 – Dia da Mulher Maravilha
24/10 – Dia da Organização das Nações Unidas (ONU), Dia do Desenvolvimento
25/10 – Dia do Dentista, Dia da Democracia, Dia Internacional do Macarrão
27/10 – Dia Mundial do Patrimônio Cultural Audiovisual (Descrição:https://www.un.org/en/events/audiovisualday/)
28/10 – Dia Internacional da Animação, Dia do Servidor Público
29/10 – Dia Nacional do Livro
31/10 – Halloween, Dia do Saci, Dia Mundial das Cidades

Lembrando que há muito mais datas comemorativas nacionais e estrangeiras, relevantes e inúteis, do que a gente imagina. Inclua as suas no seu calendário, e mãos à obra!

🖊️🗓️
Comece AGORA a planejar suas campanhas de novembro: Novembro AzulFeriado do Dia de FinadosDia do Cinema NacionalBlack Friday.😷😷😷

Para relaxar: “Dinâmica de bruto”, clipe novo dos Autoramas, é lindo – e a música é ótima. Favorito aqui da casa. Assista no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=-pxCnWSM1R0

Para desanuviar a mente: Não dá para ir na Art Rio? Tudo bem: o evento também acontecerá online, entre os dias 14 e 18 de outubro. Mas você já pode ver muitas obras de arte no site, ó: https://artrio.com/

Para refletir: “O dilema das redes”. Ainda não consegui assistir, mas já sei sobre o que é – pois trabalho com isso. Você pode ou não ter visto o filme, mas antes de deletar sua conta do Facebook, leia este post do Roney Belhassof com vários pontos de vista diferentes sobre o filme: https://www.memedecarbono.com.br/memes/o-dilema-das-redes-somos-todos-zumbis/, e também o Hebdromedário do Marcos Faria (https://tinyletter.com/marcosfaria70/letters/hebdromed-rio-n-28-apocal-pticos-e-integrados-reload) sobre o tema.

Para agir: As eleições municipais estão se aproximando. A tentação de divulgar “os podres” de quem você não quer que seja eleito são grandes – o ódio e a raiva são motores de engajamento muito fortes nas redes sociais. Porém, lembre-se que você está dando mídia e relevância para quem você não gosta. Pode até fazer. Vai lá, o espaço de mídia é seu. Mas lembre-se de equilibrar esse espaço com coisas positivas sobre aquelas pessoas ou organizações que desejam uma cidade melhor para todos. É um exercício diário. 

Para rir: Neil Gaiman jantando bolsominion no Twitter. Depois a consagrada ainda vem com “eu estava zoando e ele caiu”. Aham. Senta lá, Cláudia. Aqui: https://twitter.com/neilhimself/status/1310622852190699522.

😷😷😷

Quer receber esses posts sobre marketing e conteúdo em primeira mão, por e-mail? Assine aqui o informativo.